Os benefícios da dança para a saúde
19/02/2020 12:11 em ESPORTES

PROF RAFAEL LACAVA

CREF 8107-G

Profissional de Educação Física desde 2005,(IPA) Pós graduado em dança (PUC) ministra aulas de dança de salão desde 2009. Membro da equipe do clube da dança de Porto Alegre durante 4 anos, fez aulas no Rio de Janeiro com grandes nomes da dança de salão do país, como Marcelo Chocolate, Carlos Bolacha, Sheila Aquino e outros.

Participou do 36º, 45º Encontro Nacional dos Profissionais de educação Física (ENAPEF) como convidado na parte de vivencias (samba no pé e dança escolar) e do 46º com o curso de dança e ritmo nas aulas de educação física escolar

Atuou nas faculdades IPA e SOGIPA, como prof. convidado na cadeira de dança do curso superior de Educação Física pelos titulares Gustavo Duarte e Ângela Garcia respectivamente.

Ministrou por dois anos o curso gratuito de gafieira da Banda Saldanha, onde mais de 400 pessoas tiveram contato com o samba de gafieira de maneira totalmente gratuita.

Palestrante do 10º Encontro Dos Professores de Educação Física (EPEF) em São Leopoldo nas dependências da UNISINOS

 

LACAFIEIRA existe a quase uma década, criado pelo prof. Rafael Lacava com intuito primeiramente de popularizar o samba de gafieira, com aulas em diversos locais da cidade inclusive em quadras de escolas de samba e outras escolas de dança, hoje instalada no PARTENON TENIS CLUBE aumentando as opções de aulas de dança.

 

As aulas de dança de salão, não se limitam apenas em ensinar determinados ritmos, existe muitas vantagens e benefícios junto a essa prática, entre os quais podemos citar:

-Queima de calorias

Por se tratar de uma atividade física, a queima calórica ocorre de maneira saudável, já que a dança não provoca grandes impactos no corpo, é apenas uma das vantagens.

-Melhora do sistema cardiovascular

A dança de salão melhora de forma significativa a frequência cardíaca e aumenta o fluxo sanguíneo. Além disso, se praticada regularmente, mesmo que em ritmos não muito acelerados, também ajuda a controlar as gorduras do sangue e a diabetes e melhora as funções respiratórias.

-Terapia

A depressão ocorre devido ao estresse, à ansiedade, à pouca interação social e por fatores relacionados à falta de atividades que deixem o corpo em movimento.

Nesse sentido, a dança de salão apresenta-se como uma poderosa terapia, pois além da constante troca de experiências entre os praticantes, movimentar-se e focar a atenção na dança são excelentes maneiras de aliviar o estresse e a ansiedade.

Tudo isso gera um bem-estar constante e as chances da ocorrência de problemas psicológicos são reduzidas.

Vale destacar que esses benefícios podem ser obtidos por pessoas de qualquer idade, já que a depressão e diversos outros problemas relacionados ao fator psicológico são cada vez mais comuns não somente ao mais velhos como também entre os jovens.

 

-Sociabilidade, autoestima e disposição

Um dos aspectos mais interessantes da dança de salão é a interação com outras pessoas. As amizades construídas no espaço onde a atividade é praticada tendem a se estender para outros ambientes.

Com isso, pessoas que são muito tímidas e têm dificuldades de socialização podem encontrar na dança uma excelente maneira de ficarem mais “soltas” e interagirem mais facilmente. Isso abre portas tanto para amizades, como para relacionamentos amorosos e até mesmo para novas oportunidades profissionais.

A dança, assim como a maioria das atividades físicas, é uma prática que aumenta a disposição. Com isso, até mesmo pessoas com idade avançada se tornam mais dispostas quando começam a dançar, o que as deixa mais alegres e reflete até mesmo na libido, que, geralmente, é baixa em pessoas que sofrem de indisposição.

Já em relação à autoestima, a dança de salão promove melhoras constantes, já que a realização de alguns passos demanda muita confiança na própria capacidade. Além disso, o fato de estar sempre na companhia de outras pessoas faz com que o praticante saiba encarar melhor seus medos e eleve sua autoestima.

AULAS OFERECIDAS

Samba de Gafieira: O mais charmoso estilo de dançar o samba, popularizado pelo bailarino Carlinhos de Jesus, alia técnicas e habilidades corporais com a malandragem e ginga do samba.

TERÇAS E QUINTAS ÁS 19:30

E APARTIR DE 2 DE MARÇO TAMBÉM ÁS SEGUNDAS E QUARTAS 20:30

Aula DANÇA DE SALÃO com os ritmos

Bolero: dança romântica, ideal para casais e para quem acha que tem dificuldade para dançar, pela postura característica do ritmo. 

Soltinho: Dança criada no Brasil, nos salões cariocas, com influência do Rock , West Coast, Lindy Hop, para se dançar pop/rock dos anos 60 até os  dias atuais.

Salsa: A descontração e alegria do ritmo latino

SEGUNDAS E QUARTAS 19:30 (INICIO DIA 2 DE MARÇO)

 

 

TANGO

Aula inaugural dia 6 de março

A dramaticidade e a carga emocional unida com a elegância da dança portenha

 

 

LACAFIEIRA existe a quase uma década, criado pelo prof. Rafael Lacava com intuito primeiramente de popularizar o samba de gafieira, com aulas em diversos locais da cidade inclusive em quadras de escolas de samba e outras escolas de dança, hoje instalada no PARTENON TENIS CLUBE aumentando as opções de aulas de dança.

COMENTÁRIOS